sexta-feira, 20 de maio de 2011

Oficina com os alunos

Foi no dia 19/05 que apliquei minha oficina.
Conversei com a professora qual dia, horário e assunto poderia abordar. Ela me deixou super a vontade para escolher. Ela me mostrou o plano de unidade e disse que eu poderia ficar a vontade. Escolhi trabalhar com Língua Portuguesa, mais precisamente classificação das palavras.

Observação: A aplicação ocorreu de forma bem tranquila, produtiva e participativa. No final, recebi um retorno dos alunos...eles falaram que gostaram da aula porque além de ter sido de forma "dinâmica" eles puderam participar a todo momento e construir um material a partir de palavras de seu cotidiano.


Segue a seguir meu plano de aula e atividade aplicada com os alunos.

PLANO DE AULA*

Objetivos:

Saber reconhecer os substantivos e classificar as palavras.

Estimular a participação dos alunos para a construção de um complemento para estudo.

Conteúdos:

Tipos de substantivos: comum, próprio, simples, composto, primitivo, derivado e coletivo.

Ano: 5º ano. Turma de EJA: 4ª série, estágio II, nível III.

Tempo estimado: Três aulas (50 minutos por aula).

Material necessário:

Apontamento e atividade impressa (papel ofício)

Lápis, caneta, borracha e piloto de quadro branco.

Caderno

Desenvolvimento:

1ª etapa: Comece explicando o que é substantivo e em seguida, digam quais são os tipos de substantivos. Para isso, pode ser utilizado um material de apoio (material impresso).

2ª etapa: Ao explicar cada tipo de substantivo, em seguida de alguns exemplos. Depois, proponha que os alunos digam palavras que se encaixem com cada tipo de substantivo e coloque-as no quadro. A partir do que eles forem dizendo, monte um quadro para que eles possam ter vários exemplos que são de uso constante deles. Para isso, o professor, no momento da construção desse quadro, pode estipular alguns critérios. Exemplo: substantivo comum: dizer nome de materiais que fazem parte da sala de aula, ou que eles utilizem. Substantivo próprio: dizer nomes de parentes, cantores, bairros e/ou lugares que já viajaram ou gostariam de viajar, dentre outros.

3ª etapa: Após a construção desse quadro de substantivos, deixe um tempo (que varia dependendo do ano e da turma a ser aplicada) para que o aluno copie esses exemplos no seu caderno.

4ª etapa: Propor atividade. Fazer a leitura de cada questão, explicando como é para ser feito. Durante a realização do exercício, o professor dará auxilio aos alunos.

5ª etapa: Correção da atividade. A atividade deve ser corrigida de forma oral, para isso é fundamental a participação dos alunos. As respostas devem ser colocadas no quadro em seguida.

Avaliação:

Observe se no momento que o aluno pede para tirar duvida, se ele consegue realizar a atividade corretamente. No momento da auto-correção, observe se a maioria das respostas são iguais ou se variam. Caso variem com muita freqüência, retome a atividade e o conteúdo discutindo o que e como pode ser melhorado.

*Plano de aula desenvolvido pela estagiária Priscila Costa de Britto para ser aplicado na turma de EJA nível III, 4ª série, no Colégio Estadual Professor Nogueira Passos, sob autorização da professora regente Lindalva Botelho.



Colégio Estadual Professor Nogueira Passos.

Data: ______________.

Profª. regente: Lindalva.

Estagiária: Priscila Costa.*

Série: 4ª. Turno: Noturno.

Aluno (a):________________________________________.

Atividade de Língua Portuguesa

1-Escreva 1 para substantivos comuns e 2 para substantivos próprios.

( ) Brasil ( ) panela ( ) cidade

( ) cadeira ( ) televisão ( ) Paula

2- Complete, escrevendo três substantivos comuns:

a) alimentos _______________ _______________ _______________

b) vestuário _______________ _______________ _______________

c) animais _______________ _______________ _______________

3- Escreva os substantivos abaixo na coluna adequada.

menino borracha beija-flor lápis

colher computador camiseta guarda- chuva

pé- de- moleque quarta- feira


Substantivo simples

Substantivo composto

4- Forme frases com os seguintes substantivos compostos:

a) cachorro- quente ____________________________________________________.

b) sexta- feira _________________________________________________________.

c) guarda- roupa _______________________________________________________.

5- Escreva os substantivos primitivos correspondentes:

a) papelaria _______________

b) pianista _______________

c) relojoeiro _______________

d) palhaçada _______________

6- Escreva os substantivos derivados correspondentes:

a) pedra ________________ ­­____________________

b) porta _________________ ___________________

c) folha _________________ ___________________

d) jornal _________________ ___________________

e) terra __________________ ___________________

7- Complete as frases com os coletivos adequados:

a) Comprei um _____________ para colocar retratos.

b) A ____________ é formada por dez músicos.

c) Um __________ tem doze meses.

d) Ana visitou uma _____________ de índios.

* Atividade desenvolvida e aplicada pela estagiária Priscila Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário