sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quinta semana de estágio

09/05- Ao chegar, encontrei duas alunas na entrada da escola. Elas me informaram que não haveria aula, pois a professora estava doente. Então, como já estava lá, fui conversar com a diretora. Conversamos e ela colocou: - Se eu não tivesse dispensado os alunos, você poderia trabalhar com eles...Como não foi possível, aproveitei então para passar pelas dependências do colégio. A maioria dos alunos encontravam-se dentro das salas de aula. A biblioteca estava aberta e haviam duas alunos realizando uma atividade. O colégio possui câmeras, sendo que a central fica na sala da direção. Este foi o primeiro dia que vi os alunos utilizando a quadra de esportes e até o momento, não vi a cantina funcionando no noturno.

12/05- Hoje, a primeira disciplina trabalhada foi Língua Portuguesa. O assunto da aula de hoje foi Classificação das frases. As frases podem ser classificadas em:- Afirmativa, negativa, exclamativa, interrogativa ou imperativa( ordem). A professora colocou no quadro exemplos de frases e foi explicando. Em seguida, passou atividade e corrigiu.

Na disciplina de Matemática foi trabalhada as Propriedade: associativa, comutativa, fechamento ou elemento neutro. O assunto foi revisado (pois já havia sido dado na terça- feira) para poder ser realizada a atividade que incluíam também questões com arme e efetue e tire a prova real e a dos noves fora. Os alunos faziam e levavam para ela corrigir.

O interessante foi que na minha época de escola, eu não aprendi a tirar a prova real através dos noves fora. Mesmo achando que não tenha muita relevância, preferindo a prova real, achei interessante o método que é o seguinte:

Na soma dos números, quando der 9 ou mais de 9, começa uma nova contagem, até concluir tal etapa...no final encontraremos uma fração que deverá ser equivalente, caso contrário, a conta está errada. Exemplo:

2763 - 1869 = 894.

1º passo: Fazer a contagem da primeira parcela:

2+7=9 = noves fora (elimina) 6+3=9 = noves fora (elimina)

2º passo: Fazer a contagem da segunda parcela e do resultado:

1+8=9 noves fora (elimina) 6+9=15*/ 6+8= 14 /5+ 9= 14/ 5+4=9 noves fora (elimina)


* Como deu mais de 9, soma os dois algarismos e obterá o número para continuar a contagem. Ex: 15 / 1+5= 6.

Então a fração será o resultado desses dois procedimentos:

1º passo = o

__

2º passo= o


Observação: Foi coincidência o resultado ser zero, pode dar qualquer número de 0 a 9.

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