sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quarta semana de estágio

02/05- Como ocorreu um imprevisto, a avaliação que seria realizada na sexta-feira dia 01/05, foi transferida para hoje. Quando cheguei na sala, encontrei os alunos realizando a avaliação e a professora separando as mesmas das outras disciplinas. Solicitei a regente o acesso as avaliações (em branco), para poder dar uma olhada. Percebi que o assunto abordado nas revisões estavam presentes nas avaliações, inclusive algumas questões repetidas, porém com números ou palavras diferentes. Em poucos minutos alguns alunos já foram entregando e quando deu umas 20h, restavam apenas 6 alunos na sala. A professora aproveitava o tempo em que os alunos concluíam para corrigir a de outros alunos. Conforme os alunos iam entregando, a professora conferia e em algumas situações, explicava a questão e solicitava que o aluno relesse. Quando a mesma realizava a correção, tive acesso ao que estava sendo corrigido e ela me mostrou a grande dificuldade dos alunos. Dificuldades de interpretação e escrita. Em umas das questões foi pedido as utilidades da água e aluno X respondeu: pa bebe. Notamos ai que o aluno escreveu como ele fala. Outra questão dizia: quantos e quais são os planetas. Observação: logo acima tinha uma gravura com a resposta. Eles não conseguiram associar, pois só bastava eles contarem a quantidade e escreverem os nomes. Após isso, a professora enfatizou a necessidades deles de trabalhar mais a leitura e a escrita, mas eles precisariam do be a ba, elementos que segundo ela não daria para trabalhar, pois os alunos já estão na quarta série (5ºano). No final, a professora falou que iria utilizar uma nova maneira para avaliar seus alunos na IIªunidade, pois percebeu uma certa dificuldade por parte dos alunos na resolução das questões na avaliação.

Como são quatro unidades, o aluno no final do ano precisa totalizar 20 pontos, sendo a média de cada unidade 5. Na unidade I, foi realizada apenas uma avaliação valendo 10 pontos. Já na IIª unidade, ela pensa em realizar várias atividades avaliativas, dentre elas estão: pesquisas, atividades de consulta (com o intuito de perceber se os alunos conseguem a partir do que foi dado em sala, localizar os assuntos em seu caderno e conseqüentemente assimilar as questões com as respostas).

04/05- Os alunos que faltaram no período de avaliação, fizeram neste dia. Foi a mesma avaliação que os outros alunos já tinham feito. Neste dia, chegou a caderneta. Mesmo sem esta, a professora já tinha o controle de frenquência dos alunos no seu caderno. Mas com a chegada da mesma, ela enfatizou que a partir dali já seriam computadas as faltas. Pois alguns alunos ficam vários dias sem ir, e depois voltam. Três alunas, colocaram a necessidade que elas sentem de “cair” para o ano anterior, no caso, o 4º ano, pois elas tem muitas dificuldades e não conseguem acompanhar a turma.Elas comentaram com a professora e informaram que esse pedido foi feito a direção da instituição, mas não teve o seu pedido aceito. Pois se ela já havia sido aprovada, como voltaria? Qual seria a justificativa?

05/05- Trabalhando com o texto: Um animal veloz.

Aula de Português _ Os alunos copiaram o texto e em seguida a professora solicitou que alguns deles(que tinham mais dificuldades) lessem em voz alta. A maioria solicitada leu, apenas dois não quiseram e 1 preferiu ler próximo à professora. Em seguida foi feita uma atividade “revisando os assuntos da avaliação”. Percebi que tem dois alunos na sala que apresentam muitas dificuldades de leitura. Então, fui até eles para ajudá-los na leitura e realização do exercício. Chegou o momento da professora corrigir a atividade no quadro e nós só conseguimos fazer a leitura do texto e responder as letras a e b da primeira questão.

“Relembrando”(assuntos trabalhados nesta disciplina na 1ª unidade)– monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba, ditongo, tritongo, hiato, oxítona, paroxítona, proparoxítona, além de separação de sílabas. Observação: Neste dia foi realizada apenas uma atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário