segunda-feira, 3 de maio de 2010

Resenha_EDUCAÇÃO E CYBERCULTURA

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

Estamos vivendo em um mundo, que a todo o momento nos apresenta algo novo, uma nova forma de pensar e agir ou até mesmo de renovar suas idéias. O ciberespaço, suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram muitas funções cognitivas humanas.Essas tecnologias estão disponíveis em rede e podem ser compartilhadas por um grande numero de indivíduos.

O saber-fluxo, o saber-transação de conhecimento, as novas tecnologias da inteligência individual e coletiva estão modificando profundamente os dados do problema da educação e da formação.Com isso, tornam-se necessário, duas grandes reformas dos sistemas de educação e formação. Primeiro a adaptação dos dispositivos e do espírito do aprendizado aberto e à distância (EAD), surgindo um novo estilo de pedagogia onde o professor tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos, em vez de um dispensador direto de conhecimentos. Segundo, envolve o que já foi aprendido inclusive os saberes não acadêmicos.

Com o ensino aberto à distância, será necessário encontrar soluções que apelem para técnicas capazes de multiplicar o esforço pedagógico dos professores e dos formadores. E como seria isso? Através de ferramentas audiovisuais, «multimídia» interativa, ensino assistido por computador, televisão educativa, cabo, técnicas clássicas de ensino à distância fundamentadas essencialmente na escrita, monitorado por telefone, fax ou internet… Para o acesso a algumas dessas ferramentas se torna necessária a utilização da internet que se encontra cada vez mais no âmbito escolar, tanto em escolas de primeiro e segundo graus, como nas universidades.Segundo alguns especialistas, daqui a algum tempo, não terá mais distinção entre ensino presencial e à distância, pois esses estão se integrando.

Então, a tendência é que o aprendizado passe a ser cooperativo. Haverá uma troca professor-aluno de informações e recursos matérias. Isso possibilitará que os professores aprendam ao mesmo tempo que os estudantes ( devido a troca de informações) além de atualizar tanto seus saberes quanto suas competências pedagógicas.



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