quarta-feira, 21 de abril de 2010

A práxis pedagógica presente e futuras e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século xx

Resenha do texto de Bonilla:

O texto de Bonilla aborda as transformações que acontecem ao longo do tempo. Essas transformações podem ser científicas e tecnológicas. Elas estão bastante ligadas com as alterações que vêm ocorrendo nas relações e nas formas de organização social.
O pensamento e a ação humana dependem, de acordo com Bohm (1989: 143), da noção geral de ordem que se tem em um dado momento histórico, em uma dada sociedade. Com isso, o tempo e a cultura de cada sociedade que irá determinar a atitude da pessoa para cada época.
Através da cosmovisão de cada sociedade (medieval, moderna ou contemporânea), é possível perceber as diferentes idéias de ordem. Na cosmovisão medieval a ordem era atemporal (eterna). Na modernidade que ainda continua hegemônica, estão relacionadas à linguagem e às tecnologias da escrita, que por sua vez separa o conhecedor do conhecido. Conforme for aparecendo novas situações, acaba surgindo algumas mudanças no modelo cientifico e tecnológico. Com isso, a noção de ordem começa a sofrer várias ressignificaçoes, levando a uma nova cosmovisao.
Nesta nova cosmovisão, a relação do homem com a natureza é considerada interativa. E por fim a cosmovisão contemporânea, mostrando que nenhum sistema pode ser olhado como se fosse isolado por completo e autodeterminado, e nenhuma imagem ou analogia é equivalente ao próprio objeto.
Na maioria das instituições socias, se encontram a cosmovisão da modernidade. A escola atual trabalha no sentido da reprodução e transmissão do modelo hegemônico, fechada à exterioridade¬. Sendo assim, a escola trabalha de forma tradicional, não contando o que o aluno traz de bagagem. A noção de ordem da escola é a da modernidade e a de ordem do mundo fora da escola tende a ser a da cosmovisão contemporânea.
Existe uma grande necessidade de transformação na sala de aula, colocando as novas formas de ser,de pensar e de agir com a presença das tecnologias da informação e da comunicação, tanto na vida de fora como de dentro da escola. Para isso, precisa uma interação maior entre professor/escola/aluno para que a chegada das novas tecnologias venham a colaborar com o desenvolvimento e aprendizagem dos mesmos.
Seria fundamental entendermos a educação de forma mais abrangente. Contar não só o que é dado na sala de aula, e sim tudo que é aprendido desde o nascimento, pois a todo momento, estamos adquirindo conhecimento.


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